Mexendo nas coisas de minha mãe achei esse brinquedo que meu falecido pai tinha um carinho muito grande, me lembro que não deixava brincarmos com ele, sempre tinha um cuidado para não perdermos nenhuma peça. Esse objeto que até domingo, não sabia o nome... e na parada dessa viagem que fiz, vi esse brinquedo e foi aí que descobri o seu nome, Torre de Hanói, então fui pesquisar na internet sobre ele. Achei tão interessante que resolvi postar para vocês esse achado. Ele está na família a cerca de quase cem anos, me lembro que meu pai dizia que seu avô tinha dado ou fabricado para seu pai, e hoje está em meu poder! Não é legal isso? hoje minha filha brinca com um brinquedo que foi do seu antepassado, poxa! onde meu pai estiver deve estar orgulhoso disso! Beijão para todos e não esqueça de deixar seu comentário a respeito. E tem um link para vocês poderem brincar.


A Torre de Hanói é um quebra-cabeça que consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três.
A Torre de Hanói tem sido tradicionalmente considerada como um procedimento para avaliação da capacidade de memória de trabalho, e principalmente de planejamento e solução de problemas.
Existem várias lendas a respeito da origem do jogo, a mais conhecida diz respeito a um templo Hindu, situado no centro do universo. Diz-se que Brahma supostamente havia criado uma torre com 64 discos de ouro e mais duas estacas equilibradas sobre uma plataforma. Brahma ordenara-lhes que movessem todos os discos de uma estaca para outra segundo as suas instruções. As regras eram simples: apenas um disco poderia ser movido por vez e nunca um disco maior deveria ficar por cima de um disco menor. Segundo a lenda, quando todos os discos fossem transferidos de uma estaca para a outra, o templo desmoronar-se-ia e o mundo desapareceria.
A Torre de Hanói pode ser trabalhada em níveis de desenvolvimento com crianças. Na pré-escola, com regras simples de separação de cores e tamanhos, a torre de Hanói ajuda em questões de coordenação motora, identificação de formas, ordem crescente e decrescente, entre outras formas de aprendizado.
As suas aplicações são basicamente usadas em escolas para que os professores possam melhorar e desenvolver o cognitivo das crianças, além do trabalho em grupo. Sendo este aplicado em pequenos grupos ou individualmente.